Atualmente estamos iniciando na escola em que trabalho, um projeto de
leitura e escrita em que há uma sequência didática de leituras de livros
diversos existentes na biblioteca da escola e trazidos por alunos, de
diversos gêneros e interesses, afim de produzir no aluno o prazer pela
leitura, e após o final de cada aula um debate e uma roda de conversa em
que partilhamos sensações, impressões, conhecimentos de mundo a
respeito dos temas lidos e questões orais para interpretação textual.
Tive uma experiência uma vez muito boa também, possuía duas aulas de
leitura semanais em quintas séries, e eu levava a escola videos de
contos e fábulas não tão conhecidos hoje em dia pela crianças e
adolescentes atuais junto com outros bem conhecidos pela maioria, tais
como O Gato de Botas, Chapéuzinho Vermelho e outros clássicos, quem já
conhecia tinha oportunidade de ver a história contada em forma de
teatro, pois eram videos baixados de uma sequência de contos que era
passada pela tv Cultura, e quem não conhecia tinha a oportunidade, feito
isso comparávamos as diversas ramificações de cada história produzida
ao longo do tempo e trabalhávamos depois leitura, produção textual e
questões de interpretações e significações de cada item da história e
qual mostrava aos alunos as intençoes de cada detalhe na história,
subjetividade, inferências, intertextualidade e a mensagem final e moral
do conto. Produzir nos alunos o prazer de ler e entender os
significados diversos e interpretações que se pode dar aos tipos de
textos existentes: oral, escrito, imagens e etc creio ser mais eficaz e
produtivo para o sucesso nesse processo de escrita e leitura.
Diego Silvestre Pelisari
Nenhum comentário:
Postar um comentário