quinta-feira, 6 de junho de 2013

Atualmente estamos iniciando na escola em que trabalho, um projeto de leitura e escrita em que há uma sequência didática de leituras de livros diversos existentes na biblioteca da escola e trazidos por alunos, de diversos gêneros e interesses, afim de produzir no aluno o prazer pela leitura, e após o final de cada aula um debate e uma roda de conversa em que partilhamos sensações, impressões, conhecimentos de mundo a respeito dos temas lidos e questões orais para interpretação textual. Tive uma experiência uma vez muito boa também, possuía duas aulas de leitura semanais em quintas séries, e eu levava a escola videos de contos e fábulas não tão conhecidos hoje em dia pela crianças e adolescentes atuais junto com outros bem conhecidos pela maioria, tais como O Gato de Botas, Chapéuzinho Vermelho e outros clássicos, quem já conhecia tinha oportunidade de ver a história contada em forma de teatro, pois eram videos baixados de uma sequência de contos que era passada pela tv Cultura, e quem não conhecia tinha a oportunidade, feito isso comparávamos as diversas ramificações de cada história produzida ao longo do tempo e trabalhávamos depois leitura, produção textual e questões de interpretações e significações de cada item da história e qual mostrava aos alunos as intençoes de cada detalhe na história, subjetividade, inferências, intertextualidade e a mensagem final e moral do conto. Produzir nos alunos o prazer de ler e entender os significados diversos e interpretações que se pode dar aos tipos de textos existentes: oral, escrito, imagens e etc creio ser mais eficaz e produtivo para o sucesso nesse processo de escrita e leitura.

Diego Silvestre Pelisari

Nenhum comentário:

Postar um comentário