segunda-feira, 17 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem : Pausa para a leitura

Tempo previsto: 5 a 6 aulas.

Turma: 6ª série/ 7º ano

Conteúdos e Temas: Leitura de textos narrativos; levantamento dos elementos da narrativa; análise e comparação de textos narrativos; exposição oral sobre textos lidos e temas estudados.

Competências:
  • conhecer e saber produzir textos narrativos;
  • elaborar apreciações estéticas e/ou afetivas;
  • selecionar informações e fazer anotações em quadros organizativos;
  • reconhecer os elementos que devem constituir o texto no gênero escolhido ou solicitado; produzir inferências locais.
Habilidades:
Apreender o texto como um todo para dele retirar as informações solicitadas; reconhecer o assunto principal do texto; identificar o narrador (quem conta); foco narrativo;

Estratégias: aula interativa, com a participação dialógica do aluno; roda de discussão e interpretação; atividades de utilização e fixação do aprendizado.

Recursos: texto de livro extraclasse; cópias dos textos “Pausa” e “Circuito Fechado”, lousa e giz.

1ª Atividade : Leitura Dramatizada

Metodologia: Iniciar a aula explorando o conhecimento dos alunos sobre o tema cotidiano, rotina, atividades diárias desenvolvidas pelas pessoas, etc. Verificar o que sabem sobre o assunto e anotar na lousa os principais conceitos. Deixar as anotações na lousa e entregar cópias do texto “Pausa” aos alunos para que eles possam acompanhar a leitura.

Ler o texto em voz alta.
Em seguida, solicitar que quatro alunos representem os personagens do texto para efetuarem a leitura dramatizada. Após a leitura dramatizada o professor abrirá uma roda de discussão a respeito do que significa o Título e o Tema do texto Pausa. Perguntando quais os assuntos abordados para que os alunos reconheçam o tema do texto através da reflexão do que seria o cotidiano.
Qual a definição de rotina?
Qual seria o oposto de rotina?
De que se trata o texto?
Objetivo da atividade: reconhecer os aspectos contidos no texto, como o tema e o desenvolvimento da narrativa; identificar as informações implícitas contidas no texto;

2ª Atividade : Leitura Esquematizada

Metodologia: Entregar cópias do texto “Circuito Fechado”. Nesta cópia, logo abaixo do texto, deverá conter um quadro organizativo onde estará destacado o título e os elementos da narrativa. (narrador, enredo, personagens, espaço e tempo).

Ler o texto em voz alta.
Em seguida, comentar com os alunos as informações encontradas no quadro organizativo referentes ao texto que acabaram de ler. Após o reconhecimento destes elementos, o professor pedirá que os alunos preencham o quadro organizativo que está em branco com as informações encontradas no texto “Pausa” trabalhado na 1ª atividade.
Objetivo da atividade: identificar a estrutura da narração; selecionar informações e fazer anotações em quadro organizativo; inferir interpretação sobre o texto a partir da articulação das palavras, pois pela escolha dos substantivos e pela sequência em que são usados, o aluno poderá descobrir um significado implícito, um elemento que as une e relaciona, formando o texto.

3ª Atividade : Comparação Textual

Terminadas as atividade nº 1 e 2 e avaliado o desempenho e interesse dos alunos. Partir para  um segundo momento do aprendizado. Desta vez então, focar no elementos narrativos.
Iniciar comentando sobre os personagens dos textos lidos. Depois sobre  onde acontece os fatos (espaço), em seguida verificar qual o foco narrativo (tipo de narrador) quem conta a história, Quando os fatos acontecem e descrever o enredo (qual a sequência dos fatos).
Após os comentários, esquematizar as respostas para que depois se possa preencher o quadro organizativo. Passar na lousa o seguinte exercício para que seja respondido no caderno.

Responda
1- Quais os personagens encontrados no texto lido?
2- Qnde acontece os fatos narrados?
3- Qual o foco narrativo? Quem conta participa da história?
4- Quando os fatos acontecem, podemos dizer quanto tempo passa entre os fatos?
5- Descreva em poucas palavras a sequência de atos que o personagem do texto “Circuito Fechado” realiza na história. Em seguida faça o mesmo com o texto “Pausa”.

Preencher o quadro organizativo com as respostas dadas no caderno.

Objetivo da atividade: selecionar informações e fazer anotações em quadro organizativo;  
 
QUADRO ORGANIZATIVO
Elementos da narrativa
Título: Circuito Fechado
Título: Pausa
Personagens
Um homem, provavelmente executivo.

 
Espaço
A rotina condiciona a vida à casa, transporte e trabalho, o que é típico da sociedade urbana contemporânea.
 
Foco Narrativo
3ª pessoa – Narrador não participa.
 
Tempo


 
Cronológico: um dia de intenso trabalho, evidenciado pela sucessão constante de atividades exercidas.
Enredo

 



 

Circuito Fechado
Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo; pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maços de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras, cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.
(Ricardo Ramos)

Boa Sorte!
Profª Cristina

Nenhum comentário:

Postar um comentário