Blog para quem se interessa pela leitura, que se encanta com as descobertas, que viaja nas palavras, que cria novos caminhos, que se descreve e escreve novos caminhos...
sábado, 22 de junho de 2013
Situação de Aprendizagem- PAUSA -
Por Edvane S. Camursa
PAUSA” - Moacyr Scliar
Público Alvo: 6ª série
Objetivo:
Desenvolver a competência leitora e escritora a partir da leitura e interpretação do texto Pausa.
CAPACIDADE DE COMPREENSÃO: (ESTRATÉGIAS)
Ativação de conhecimento de mundo
Sondagem referente ao tema do texto “Pausa”. O Professor deverá questionar os alunos a respeito da palavra “Pausa”.
- O que você entende pela palavra PAUSA?
- Que momentos fazemos a pausa?
- Por que precisamos de pausa no nosso cotidiano?
- A pausa é necessária em nossas vidas?
- CAPACIDADE DE APRECIAÇÃO E RÉPLICA DO LEITOR EM RELAÇÃO AO TEXTO
Percepção de relações de intertextualidade ( no nível temático)
Apresentar a história em quadrinhos do personagem Hagar
Produção de inferências globais
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi614ZZFCXgamwBkuRwe4u4_Tops2RgJ5wanmfTWD87qDZRcY404JI1qHhi4c2fp7moYoBqI616Qz6VN8ZRPF50ohCYGcCzhKI3Z95cWvXbDk4o4fKQF5yPJAeGCBf6sv9rtLfvLcy-b-k/s1600/hagar6.gif
• CHECAGEM DE HIPÓTESES
Apresentar o texto “pausa”
• DEFINIÇÃO DE FINALIDADES E METAS DA ATIVIDADE DE LEITURA
Produção escrita:
Depois do clímax recriar o final do texto. “Esvaindo-se em sangue, molhado de suor. Samuel tombou lentamente: ouviu o apito soturno de um vapor. Depois, silêncio. (...)”
Após a produção o professor lerá o final do texto e os alunos poderão checar suas hipóteses e ler os textos que produziram.
Grupo 3 – Manuel Bandeira
Edvane
Denise
Fátima
Elisabeth
Ivonete
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário