sábado, 22 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem- PAUSA -

Por Edvane S. Camursa PAUSA” - Moacyr Scliar Público Alvo: 6ª série Objetivo: Desenvolver a competência leitora e escritora a partir da leitura e interpretação do texto Pausa. CAPACIDADE DE COMPREENSÃO: (ESTRATÉGIAS) Ativação de conhecimento de mundo Sondagem referente ao tema do texto “Pausa”. O Professor deverá questionar os alunos a respeito da palavra “Pausa”. - O que você entende pela palavra PAUSA? - Que momentos fazemos a pausa? - Por que precisamos de pausa no nosso cotidiano? - A pausa é necessária em nossas vidas? - CAPACIDADE DE APRECIAÇÃO E RÉPLICA DO LEITOR EM RELAÇÃO AO TEXTO Percepção de relações de intertextualidade ( no nível temático) Apresentar a história em quadrinhos do personagem Hagar Produção de inferências globais https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi614ZZFCXgamwBkuRwe4u4_Tops2RgJ5wanmfTWD87qDZRcY404JI1qHhi4c2fp7moYoBqI616Qz6VN8ZRPF50ohCYGcCzhKI3Z95cWvXbDk4o4fKQF5yPJAeGCBf6sv9rtLfvLcy-b-k/s1600/hagar6.gif • CHECAGEM DE HIPÓTESES Apresentar o texto “pausa” • DEFINIÇÃO DE FINALIDADES E METAS DA ATIVIDADE DE LEITURA Produção escrita: Depois do clímax recriar o final do texto. “Esvaindo-se em sangue, molhado de suor. Samuel tombou lentamente: ouviu o apito soturno de um vapor. Depois, silêncio. (...)” Após a produção o professor lerá o final do texto e os alunos poderão checar suas hipóteses e ler os textos que produziram. Grupo 3 – Manuel Bandeira Edvane Denise Fátima Elisabeth Ivonete

Nenhum comentário:

Postar um comentário