quinta-feira, 6 de junho de 2013

Os trabalhos aqui publicados fazem parte do curso Melhor Gestão,Melhor escola oferecido aos professores de Língua Portuguesa da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo


EDVANE SOARES  L. CAMURSA

Sou professora de Língua Portuguesa e Pedagoga.Trabalho nas Rede Estadual e Municipal.Atuo no período matutino com Educação infantil e noturno com ensino médio. Tenho interesse por Literatura e meu hobby é pescar.

Solicitação do Professor Anderson Cunha no fórum do módulo 1 do curso Melhor Gestão, melhor escola pela rede estadual de educação de São Paulo.
Quais experiências vocês poderiam partilhar a respeito das práticas de leitura e escrita em sala de aula das diferentes disciplinas? Convidamos vocês a socializar também as estratégias, ou dar sugestões, para o desenvolvimento dessas práticas. Comentem o que há de relevante a ser considerado sobre o assunto.
Minha contribuição:
Há algum tempo atrás, fizemos um trabalho de leitura e escrita com meus alunos de 8ª serie.Consistia em escolher noticias, editoriais, artigos de opinião, etc., com as disciplinas de português, ciências, história e arte.Uma vez por semana, os grupos pesquisavam e estudavam temas relativos a essas disciplinas em jornais ou revistas e apresentavam em forma de exposição oral para turma da sala.Nessas aulas eles podiam conversar sobre os temas da semana e faziam um mural onde colavam seus achados. A cada 15 dias eles produziam um texto de diferentes gêneros sobre algum dos temas abordados na semana o qual servia como base para trabalharmos a gramática.

Módulo 2
Solicitação da professora Tânia C.N. de Sá no fórum:
Caro cursista,
seja bem-vindo a este fórum.Você leu e ouviu vários depoimentos sobre experiências com leitura e escrita, todos muito significativos para seus autores. Agora você está convidado a produzir seu depoimento de leitura e escrita, um texto de aproximadamente 15 linhas, expondo uma ou mais experiências pessoais que tenham ficado em sua memória. Pense, recupere essas lembranças e se sinta livre para escrever e partilhar com a turma um pouco de sua história. Capriche, porque seu texto será parte integrante do blog de seu grupo.É importante também que você leia e comente os depoimentos de seus colegas!

Minha contribuição:
Quando penso em leitura e escrita sempre me vem a mente um Curso da SEE SP chamado Ler e Viver. Todo o curso,o formato, o tema foi essencial para mudar minhas aulas. Aprendi muito com meu tutor a elaborar boas situações de aprendizagem sem precisar ficar presa ao roteiro do livro didático. Nessa época trabalhava com quintas séries e fui aplicando tudo que aprendia em minhas turmas. Primeiro lemos o livro "O Gato malhado e a Andorinha Sinhá" de Jorge Amado. Duas vezes por semana separava as aulas para ler, cada criança tinha seu próprio livro o que facilitava muito e a história era envolvente. Eu lia para eles ou líamos em voz alta.A literatura desenvolve em nós a quota de humanidade na medida em que nos torna mais compreensivos e abertos para a natureza, a sociedade, o semelhante. Fomos agraciados com um material perfeito ,um roteiro de compreensão e interpretação do texto.As crianças produziam textos sobre a narrativa, opiniões e depoimentos.No final fomos assistir a peça no teatro, foi o auge do percurso,eles conheceram a mesma história na linguagem teatral.Depois tiveram oportunidade de recriar um livro com desenhos e dobraduras contando a história ou adaptando. Construíram muitos trabalhos lindos e significativos para eles e até hoje ainda encontro alunos que recordam os momentos da aula de português e me perguntam sobre o Gato Malhado e Andorinha Sinhá.
Cristina P. Guimarães
Sou Professora de Língua Portuguesa e Eterna Estudante. Graduada em Português com habilitação em Literatura. Atualmente leciono para o Ensino Fundamental I, 6ª série/7º ano e Ensino Médio 1º e 2º Anos. Adoro ler e acho que por isso optei por Literatura e não Língua Estrangeira.

Adoro ler, e leio qualquer coisa que chegue às minhas mãos. Os livros me fascinam. Na adolescência devorava revistas de romance como Júlia, Sabrina e outras; e livros de suspense como os de Aghata Christie e Sidney Sheldon, eles me davam a possibilidade de ir a outros países, conhecer outras civilizações, outras pessoas, ver como elas viveram, o que pensaram, descobriram e escreveram. Acredito que a leitura nessa fase é uma ginástica para a imaginação, pois se fica imaginando os lugares, as situações, os personagens e eu queria ficar no quarto lendo, lendo, lendo..
Minhas leituras nunca seguiram um critério. Se ouvia falar sobre um assunto que me interessava eu lia e se indicava um livro... pronto lá ia eu comprá-lo, e se encontro alguma revista, livro, catálogo, jornal também já folheio e acho algo interessante pra ler. Por exemplo, li algo sobre Rubem Alves em A beleza dos pássaros “A experiência literária é um ritual antropofágico. Antropofagia não é gastronomia. É magia. Come-se o corpo de um morto para se apropriar de suas virtudes. Não é esse o objetivo da Eucaristia, ritual antropofágico supremo? Come-se e bebe-se a carne e o sangue de Cristo para se ficar semelhante a ele. Eu mesmo sou o que sou pelos escritores que devorei... E se escrevo é na esperança de ser devorado pelos meus leitores.” Isso me fez refletir sobre a minha tendência para a leitura de textos literários ou não literários. Certos textos te passam a sensação de que o que lá está escrito toca na sua essência e detona ideias e fantasias que se tornam parte de sua vida. Acho que por isso, a esta altura também comecei a escrever. Escrevia coisas que sentia, mas não aquilo que sentia por determinado assunto, pessoa, lugar ou outra coisa concreta, escrevia sobre meus sentimentos com relação à vida, isto é, estar vivo e poder participar de todo esse ritual de sensações, certezas e incertezas que reside no mundo da mente de uma adolescente. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário