EDVANE SOARES L. CAMURSA
Sou professora de Língua Portuguesa e
Pedagoga.Trabalho nas Rede Estadual e Municipal.Atuo no período matutino com
Educação infantil e noturno com ensino médio. Tenho interesse por Literatura e meu hobby é pescar.
Solicitação do Professor Anderson Cunha no fórum do
módulo 1 do curso Melhor Gestão, melhor escola pela rede estadual de educação
de São Paulo.
Quais experiências vocês poderiam partilhar a respeito das
práticas de leitura e escrita em sala de aula das diferentes disciplinas?
Convidamos vocês a socializar também as estratégias, ou dar sugestões, para o
desenvolvimento dessas práticas. Comentem o que há de relevante a ser
considerado sobre o assunto.
Minha contribuição:
Há algum tempo atrás, fizemos um trabalho de leitura e escrita com meus
alunos de 8ª serie.Consistia em escolher noticias, editoriais, artigos de opinião, etc., com as disciplinas de português, ciências, história e arte.Uma vez por
semana, os grupos pesquisavam e estudavam temas relativos a essas disciplinas em
jornais ou revistas e apresentavam em forma de exposição oral para turma
da sala.Nessas aulas eles podiam conversar sobre os temas da semana e faziam um
mural onde colavam seus achados. A cada 15 dias eles produziam um texto de
diferentes gêneros sobre algum dos temas abordados na semana o qual servia
como base para trabalharmos a gramática.
Módulo 2
Solicitação da professora Tânia
C.N. de Sá no fórum:
Caro cursista,
seja bem-vindo a este fórum.Você leu e ouviu vários depoimentos sobre
experiências com leitura e escrita, todos muito significativos para seus
autores. Agora você está convidado a produzir seu depoimento de leitura e
escrita, um texto de aproximadamente 15 linhas, expondo uma ou mais
experiências pessoais que tenham ficado em sua memória. Pense, recupere essas
lembranças e se sinta livre para escrever e partilhar com a turma um pouco de
sua história. Capriche, porque seu texto será parte integrante do blog de seu
grupo.É importante também que você leia e comente os depoimentos de seus colegas!
Minha contribuição:
Quando penso em leitura e escrita sempre me vem a mente um Curso
da SEE SP chamado Ler e Viver. Todo o curso,o formato, o tema foi essencial
para mudar minhas aulas. Aprendi muito com meu tutor a elaborar boas situações
de aprendizagem sem precisar ficar presa ao roteiro do livro didático. Nessa
época trabalhava com quintas séries e fui aplicando tudo que aprendia em minhas
turmas. Primeiro lemos o livro "O Gato malhado e a Andorinha Sinhá"
de Jorge Amado. Duas vezes por semana separava as aulas para ler, cada criança
tinha seu próprio livro o que facilitava muito e a história era envolvente. Eu
lia para eles ou líamos em voz alta.A
literatura desenvolve em nós a quota de humanidade na medida em que nos torna
mais compreensivos e abertos para a natureza, a sociedade, o semelhante. Fomos
agraciados com um material perfeito ,um roteiro de compreensão e interpretação
do texto.As crianças produziam textos sobre a narrativa, opiniões e
depoimentos.No final fomos assistir a peça no teatro, foi o auge do percurso,eles
conheceram a mesma história na linguagem teatral.Depois tiveram oportunidade de
recriar um livro com desenhos e dobraduras contando a história ou adaptando.
Construíram muitos trabalhos lindos e significativos para eles e até hoje ainda
encontro alunos que recordam os momentos da aula de português e me perguntam
sobre o Gato Malhado e Andorinha Sinhá.
Cristina P. GuimarãesSou Professora de Língua Portuguesa e Eterna Estudante. Graduada em Português com habilitação em Literatura. Atualmente leciono para o Ensino Fundamental I, 6ª série/7º ano e Ensino Médio 1º e 2º Anos. Adoro ler e acho que por isso optei por Literatura e não Língua Estrangeira.
Adoro ler, e leio qualquer coisa que chegue às minhas mãos. Os livros me fascinam. Na adolescência devorava revistas de romance como Júlia, Sabrina e outras; e livros de suspense como os de Aghata Christie e Sidney Sheldon, eles me davam a possibilidade de ir a outros países, conhecer outras civilizações, outras pessoas, ver como elas viveram, o que pensaram, descobriram e escreveram. Acredito que a leitura nessa fase é uma ginástica para a imaginação, pois se fica imaginando os lugares, as situações, os personagens e eu queria ficar no quarto lendo, lendo, lendo..
Minhas leituras nunca seguiram um critério. Se ouvia falar sobre um assunto que me interessava eu lia e se indicava um livro... pronto lá ia eu comprá-lo, e se encontro alguma revista, livro, catálogo, jornal também já folheio e acho algo interessante pra ler. Por exemplo, li algo sobre Rubem Alves em A beleza dos pássaros “A experiência literária é um ritual antropofágico. Antropofagia não é gastronomia. É magia. Come-se o corpo de um morto para se apropriar de suas virtudes. Não é esse o objetivo da Eucaristia, ritual antropofágico supremo? Come-se e bebe-se a carne e o sangue de Cristo para se ficar semelhante a ele. Eu mesmo sou o que sou pelos escritores que devorei... E se escrevo é na esperança de ser devorado pelos meus leitores.” Isso me fez refletir sobre a minha tendência para a leitura de textos literários ou não literários. Certos textos te passam a sensação de que o que lá está escrito toca na sua essência e detona ideias e fantasias que se tornam parte de sua vida. Acho que por isso, a esta altura também comecei a escrever. Escrevia coisas que sentia, mas não aquilo que sentia por determinado assunto, pessoa, lugar ou outra coisa concreta, escrevia sobre meus sentimentos com relação à vida, isto é, estar vivo e poder participar de todo esse ritual de sensações, certezas e incertezas que reside no mundo da mente de uma adolescente.
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