terça-feira, 18 de junho de 2013

Segue abaixo minha situação de aprendizagem em trabalhado realizado e exposto no curso presencial:
Título: Avestruz de Mário Prata.
Temas e conteúdos: Ler, compreender e interpretar. Reescrita a partir de imagens e contextualização.
Púlblico alvo: 6 série/7 ano.
Disciplina: Língua Portuguesa.
Quantidade de aulas: 4 aulas.
Habilidades de leitura e escrita a serem desenvolvidas: Contextualização de imagens e produção textual,
trabalho leitura de mundo, inferências e produção textual.
Objetivos: Comparação de informação ao longo da leitura; conclusões gerais sobre fato, fenômeno,
situação, problema e etc... ; produção de inferências locais; produção de inferência global ( o que não
está posto no texto).
Metodologia: Pesquisa direcionada na internete, livros e diálogo, observação do entorno da aula. 4 aulas
previstas.
1 aula: Apresentar as imagens aos alunos, verificar e diagnosticar os conhecimentos de mundo dos alunos,
buscar hipóteses e informações decorrentes das imagens apresentadas e abertura de debates.
2 aula: Início do trabalho de contextualização e produção de fichamento.
3 aula: Trabalho com questionário, sondando e ativando os conhecimentos prévios dos alunos,
trabalhando interpretação textual e articulação de novos conhecimentos.
4 aula: Atividade de reescrita visando colocar informações colhidas e impressões pessoais sobre o texto,
as imagens e a pesquisa.
Recursos utilizados: Data show, internete, celular, imagens, caderno, lousa e voz.
Justificativa: Leitura para a cidadania, despertar as capacidades perceptuais e cognitivas dos alunos,
Compreensão dos implícitos do texto ( ensinar ao aluno como se faz esse trabalho investigativo de ir
além das linhas e ler nas entrelinhas), explicar e fazer os alunos conhecer a diversidade de animais
Silvestres, domésticos e os de criação e levar o aluno a compreender porque o Avestruz do texto nao
poderia morar em um apartamento. Conversar e levar os alunos a um debate sobre a atitude do
personagem do texto mostrar um comportamento inadequado quanto a achar que pode querer tudo.
Avaliação: Produção textual, fichamento e roda de conversa e leitura.
Bibliografia: Rojo, Roxane. Letramento e capacidade de leitura para cidadania. São Paulo: 2004.
Texto Avestruz, Mário Prata.
Trabalho realizado com exposiçao de imagens, rodas de conversa, produção textual, entrevistas e
pesquisas pelos integrantes do grupo:
Diego Silvestre Pelisari;
Daniela Uehara;
Eliana B. N. Vatutim;
José F. Matos Junior;

 Atenciosamente...

Diego Silvestre Pelisari

Nenhum comentário:

Postar um comentário